MÍDIA – ENEM COMO FORMA DE SELEÇÃO EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS

Matéria Jornal Nacional de 07/11/2018

Link da matéria – https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/11/07/nota-do-enem-passa-a-ser-usada-por-mais-universidades-como-forma-de-selecao.ghtml

 

Nota do Enem passa a ser usada por mais universidades como forma de seleção

 

Criado em 1998 para avaliar a qualidade do ensino médio, o Enem vem evoluindo, substituindo antigos processos seletivos e hoje é o maior vestibular do país. Domingo (11) é dia da segunda prova.

 

Domingo (11) é dia da segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio, e mais universidades anunciaram que vão usar a nota do Enem para selecionar futuros alunos.

A notícia foi recebida como mais um belo incentivo para estudar e tirar boas notas no Enem.

“É bom porque inclui um maior número de gente”, diz uma estudante.

“Por um lado, a prova do Enem fica mais difícil, mas por outro, também dá novas oportunidades”, afirma outra estudante.

A Unicamp, Universidade de Campinas, uma das melhores do país, está entre as instituições que passam a admitir alunos usando as notas do Enem 2018; 20% das vagas serão preenchidas direto, sem necessidade de vestibular.

A Unicamp pretende diversificar o perfil do seu alunado e, com isso, o Enem permite uma visão um pouco mais democrática, tanto na sua amplitude da base de candidatos – mais de 5 milhões de pessoas – como também pela abrangência nacional”, explica José Alves de Freitas Neto, coordenador geral do vestibular da Unicamp.

O estudante Eduardo Mikuris vai tentar os dois caminhos.

Vou prestar ciências biológicas tanto pelo Enem quanto pelo vestibular próprio da Unicamp, porque assim tenho mais possibilidade, mais chance de entrar”, conta o estudante.

Criado em 1998 para avaliar a qualidade do ensino médio, o Enem vem evoluindo, substituindo antigos processos seletivos e já é o maior vestibular do país. Ir bem no exame, além do ingresso em número cada vez maior de faculdades, pode ajudar a conseguir bolsa e financiamento para os estudos.

Com as notas em mãos, os estudantes podem se inscrever no Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, que no início de cada semestre classifica alunos para universidades públicas de todo país.

O ProUni também faz seleção de estudantes para bolsas em faculdades particulares com base nas notas do Enem e no perfil de renda familiar.

O Fies financia, com juros mais baixos e prazos mais longos que os de mercado, os cursos superiores de quem fez qualquer edição do Enem de 2010 para cá.

Algumas faculdades usam o Exame Nacional do Ensino Médio para o ingresso direto. Outras, como parte da seleção. Até em Portugal o Enem é aceito. Por isso é preciso ficar de olho nos calendários das instituições de ensino.

Cada uma vai ter suas datas de inscrição, então o aluno precisa ficar antenado nessas instituições e no Inep para não perder nenhuma oportunidade. As oportunidades são várias, ele não pode perder essas oportunidades”, diz Tony Manzi, diretor de cursinho pré-vestibular.


A Faculdade Integrada de Santa Maria – FISMA também incentiva seus candidatos a realizarem a prova e adota a nota do ENEM como forma de ingresso e também como oportunidade para ter acesso as políticas públicas atuais.

Qualquer dúvida a respeito dos benefícios e formas de ingresso a Instituição se coloca a disposição.

Adm. Everton Guterres – CRA 038491

Coordenador do Serviço de Atendimento ao Estudante – SAE

Postagens Recentes

Deixe um Comentário